Antonio Dourado
Douglas Mota
O meritiense Antonio Dourado é um educador, seja como professor e pedagogo, seja como fotógrafo. Ele acredita que as duas áreas podem funcionar em conjunto. “A fotografia pode servir, nas escolas, como um material didático poderoso no processo de ensino-aprendizagem de diferentes áreas de conhecimento”, afirma, reforçando que as representações visuais dos estudantes e de suas comunidades feitas por eles próprios podem servir à sua formação identitária e política. “Através da produção de suas próprias narrativas visuais, os jovens se reconhecem criticamente e podem contar suas próprias histórias”, diz Antonio.
Aos 51 anos, Dourado atua como pedagogo nas redes de ensino federal e municipal de Duque de Caxias. Em Caxias, aliás, ele iniciou um projeto de oficina de fotografia com estudantes de Educação de Jovens e Adultos (EJA), que precisou ser interrompido devido à pandemia de Covid-19.
Sua relação com a fotografia se deu de forma autodidata, mas ainda assim cursou uma formação do programa Imagens do Povo e do Observatório de Favelas da Maré. Sua atuação busca dar visibilidade a segmentos que geralmente são marginalizados ou invisibilizados. Uma dessas frentes é “traduzir as representações e narrativas visuais das religiões de matriz africana e da militância política e artística negra da Baixada Fluminense”, assim como registrar as “expressões, potências e desafios” da educação pública no Grande Rio, as ocupações humanas e os encantos naturais, em especial do recôncavo da Baía de Guanabara.
© 2021 Antonio Dourado
Índice – Edição VI
2. Poesia: “Teia”, de Veronica Cunha
3. Reportagem: Uma quase princesa na Baixada: a história da Condessa de Iguaçu
4. Galeria: Sallis – lambe-lambe
5. Reportagem: Privatização dos serviços da Cedae: 6 perguntas sobre os impactos na Baixada
6. Poesia: “Recordando”, de Lírian Tabosa
7. Entrevista: Um papo com Lírian Tabosa
8. Poesia: “A santa hipocrisia”, de Lírian Tabosa
9. Reportagem: Uma vitrine para empreendedores culturais: Rede Cultural de Duque de Caxias
10. Galeria: Antonio Dourado – fotografia
11. Reportagem: Seis cidades da Baixada não elegeram vereadoras em 2020
12. Poesia: “Museu Nacional”, de Nice Neves
13. Conto: “Tempestade”, de Anna Diamante
Navegue pela revista por meio das páginas abaixo ☟