Revista digital criada para discutir e desvendar a Baixada Fluminense

Edição VIII (de bolso)


Sustentabilidade para quem precisa

Edital da Agência do Bem beneficia iniciativas de tratamento de esgoto em um abrigo e de hortas comunitárias, ambas em Nova Iguaçu
Douglas Mota

A sustentabilidade se apresenta de diversas formas nos projetos apoiados pela Agência do Bem na Baixada Fluminense. A instituição selecionou duas organizações da sociedade civil que atuam em Nova Iguaçu para receber um apoio financeiro no valor de R$ 10 mil cada, por meio do Edital de Microprojetos. As iniciativas contempladas foram propostas pela Associação Engenheiros Sem Fronteiras (ESF-Rio) e pela Sociedade Beneficente de Campo Alegre (SOBEM), e envolvem, respectivamente, a instalação de um sistema de tratamento de esgoto e a implementação de hortas comunitárias.

O Núcleo Rio de Janeiro da ESF atua no estado desde 2014, focando suas frentes em projetos sustentáveis de engenharia que promovam o desenvolvimento de comunidades e famílias em vulnerabilidade social. Com os recursos do edital, a ONG vai dar continuidade ao projeto Abrigo Sustentável, que instala sistemas como de geração de energia elétrica solar fotovoltaica e de aproveitamento de águas pluviais, em abrigos que acolhem crianças, idosos e dependentes químicos, por exemplo. Em Nova Iguaçu, a organização prevê instalar um sistema de tratamento de esgoto na Casa Beija-Flor, em Austin.

Já a SOBEM, localizada no bairro rural de Campo Alegre, na região de Cabuçu, trabalha com ações voltadas à educação ambiental, agricultura, trabalho e cidadania. O projeto vencedor do edital visa a implementação de hortas comunitárias, estimulando a produção de alimentos de qualidade e de baixo custo que não causam impactos ambientais e fortalecem a agricultura familiar, reduzindo a insegurança alimentar e gerando renda com a comercialização dos alimentos produzidos. Atualmente, o projeto impacta 15 famílias de forma direta, atende indiretamente a 60 pessoas, além de 50 crianças. Além disso, o local conta com 16 hortas, sendo uma modelo, e já distribuiu 2 mil mudas. É possível adquirir seus produtos aos sábados de manhã, em uma feira que organizam na Arena Beach Queimados.

A Agência do Bem, organização da sociedade civil de interesse público responsável pelo edital, apoia iniciativas de desenvolvimento humano e educação para populações de baixa renda desde 2005. O apoio financeiro visa suprir uma necessidade comum no Terceiro Setor, segundo o seu fundador, Alan Maia. “É muito importante e gratificante poder fortalecer a agenda sustentável ao apoiar ONGs que já trabalham nessas frentes, mas, muitas vezes, não dispõem do aporte necessário”, afirma. O Edital de Microprojetos teve como objetivo eleger trabalhos sociais alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 4 (Educação de Qualidade), 6 (Água potável e saneamento) e 7 (Energia limpa e acessível) da ONU.


Índice – Edição VIII (de bolso)

2. Reportagem: Sustentabilidade para quem precisa

3. Reportagem: Censo 2022 chega à área rural da Baixada

4. Poesia: “à margem”, de Lasana Lukata

5. Reportagem/Galeria: Fotografias em prol da conservação

6. Reportagem: Das cinzas ao verde

7. Poesia: “poema degradado”, de Lasana Lukata

8. RadarBXD

9. Expediente

Navegue pela revista por meio das páginas abaixo ☟

Páginas: 1 2 3 4 5 6 7 8 9