search instagram arrow-down

Aos leitores

Douglas Mota

Esta edição está sendo publicada dias antes do primeiro turno das eleições municipais de 2020. Ao mesmo tempo em que candidatos de situação estão fortes, seguindo a tendência nacional, a disputa está fragmentada em algumas cidades, com um grande número de candidatos às prefeituras. Qualquer um que sair vitorioso, porém, terá que gerir seus já combalidos municípios durante a pior crise econômica da história e no meio de uma pandemia. Uma lavoura de abacaxis que nos força a, talvez mais do que nunca, votar com maior consciência.

Para escolher bem em quem votar é necessário discutir quais são os problemas e como é possível resolvê-los sem apelar às demagogias que tomam conta de muitas campanhas. Por isso, priorizei nesta quinta edição o saneamento básico, uma de nossas piores vergonhas. 2 milhões de pessoas não têm sequer coleta de esgoto. Mergulhei nos dados das 13 cidades e os compilei para vocês. Também publico um artigo que trata da situação específica de Queimados, mas que podem se aplicar a toda a Baixada, e aborda demandas que não foram consideradas nos planos de governo dos candidatos à prefeitura.

A cultura, tão relegada ao papel de coadjuvante, é protagonista aqui. Conversei com gente do teatro para entender o que os afligia antes da pandemia e como têm se virado para manter as atividades. Também trago bons ares de Guapimirim, nosso paraíso verde ameaçado por decisões do governo federal, mas que é um exemplo às demais cidades no quesito preservação ambiental – um assunto sobre o qual precisamos ficar de olho. Pela primeira vez naveguei com golfinhos. O vídeo desse momento está na reportagem.

Tive a honra de ter entre os artistas a poeta e escritora Ivone Landim, idealizadora dos coletivos Pó de Poesia e Fulanas de Tal. Também publicamos novamente uma poesia do artista multifacetado Marcio Ruffino. As fotografias da edição ficam por conta de Marcos Maciel, fotógrafo, cineasta e produtor cultural que promove a exposição Varal BXD Fotográfico, com o trabalho de gente daqui. Para fechar, resgatei um pouco da obra de João Manuel Pereira da Silva, iguaçuano de antes da fundação do município que foi um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras, no século XIX.

Boa leitura e bom voto.

Índice

2. Poesia: “Fotografia da exclusão”, de Ivone Landim

3. Reportagem: Mais de 2 milhões de pessoas não têm coleta de esgoto na Baixada

4. Reportagem: Paraíso verde no Recôncavo da Guanabara – uma viagem a Guapimirim

5. Poesia: “O beijo e o bicho”, de Marcio Ruffino

6. Reportagem: Pandemia agrava situação do teatro na região

7. Galeria: Marcos Maciel – fotografia

8. Artigo: Se a cidade fosse minha

9. Trecho retirado do livro “Parnaso Brasileiro” (1843), de João Manuel Pereira da Silva

10. Expediente

Navegue pela revista por meio das páginas abaixo ☟

This entry was posted in Revista.
%d blogueiros gostam disto: