search instagram arrow-down

Editorial

Douglas Mota

O complexo de vira lata identificado por Nelson Rodrigues não se aplica somente ao povo brasileiro como conjunto, como também pode ser adaptado a coletivos mais específicos de pessoas, como os moradores de uma área mais delimitada. Não é raro ouvir por aí de baixadenses os adjetivos mais negativos ao se referirem à região onde vivem. Motivos para desalento sempre há. Às vezes, são pessoas, poderosas. No entanto, como compôs Chico Buarque, “apesar de você, amanhã há de ser outro dia”, e existe muita gente por aí disposta a reverter as imperfeições da nossa realidade.

Muitas delas acreditam que a tecnologia pode ser um meio ideal para isso. Fomos atrás de uma série de projetos, de startups a coworkings, que estão produzindo empreendedorismo e inovação por aqui. Outros apostam na arte, na cultura e no ativismo, e foram reconhecidos por isso. Mais uma vez cobrimos o prêmio Destaq Baixada, que este ano aconteceu no Sesc São João de Meriti. Olhar para o lado bom, porém, não significa ignorar os filhos feios que não têm pai. Nesta edição, publicamos uma reportagem de Ruben Berta, extraída de seu blog, sobre um deputado que coleciona irregularidades nas prefeituras da Baixada.

Para amansar a alma, trazemos amostras de três poetas: Alan Salgueiro, de Nova Iguaçu; Macedo Griot, de Mesquita; e Lasana Lukata, de São João de Meriti. Também tivemos a honra de publicar um conto da escritora iguaçuana Lu-Ain Zaila. Completando o time de artistas, temos a ilustradora e designer Bianca Cunha, minha conterrânea queimadense, e o fotógrafo Igor Freitas Lima, de Duque de Caxias, autor da capa desta edição.

Boa leitura!

Índice

2. Poesia: “A poesia é um flerte”, de Alan Salgueiro

3. Reportagem: Destaq Baixada 2019

4. Galeria: Bianca Cunha – ilustração

5. Poesia: “O canto do Rei Baltazar na Baixada Fluminense – ‘O Patrimonializar’”, de Macedo Griot

6. Reportagem: Baixada Valley

7. Galeria: Igor Freitas Lima – fotografia

8. Poesia: “polifemo”, de Lasana Lukata

9. Conto: “Prognóstico”, de Lu Ain-Zaila

10. Expediente

Navegue pela revista por meio das páginas abaixo ☟

This entry was posted in Revista.
%d blogueiros gostam disto: