Revista digital criada para discutir e desvendar a Baixada Fluminense

Edição VII


Outros olhares para a cidade

Primeira exposição virtual do projeto “Reinventando Cotidianos” reúne o resultado do trabalho de 11 fotógrafos em saída pelo centro de Nova Iguaçu

Ressignificar o território da Baixada Fluminense por meio da fotografia. Esse é um dos objetivos do Reinventando Cotidianos, projeto de saídas fotográficas que percorre os espaços públicos da região, articulado pela fotógrafa Janaina Tavares. O primeiro encontro ocorreu em março, reunindo 11 fotógrafos profissionais e iniciantes, incluindo este repórter, que percorreram pontos emblemáticos do centro de Nova Iguaçu.

O resultado desta primeira flanagem, contemplado pelo edital Cultura nas Redes II, da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, foi uma vídeo-exposição mostrando os bastidores do passeio e as fotografias produzidas pelo coletivo, que deve se tornar permanente e já marcou a próxima saída, na Serra do Vulcão.. Na pauta do grupo, estão o direito à cidade, a fotografia documental e o letramento visual.

Para Janaina Tavares, articuladora do projeto e também autora da imagem que estampa capa desta edição (leia mais sobre ela aqui), pelas lentes do grupo foram capturadas memórias e várias perspectivas dos mesmos locais. As imagens trazem “anônimos que tem muita história para contar e estão construindo e sendo construídos pelo espaço urbano”, conta, destacando o papel da fotografia como criadora de pertencimento e de reforço dos aspectos de potência da Baixada.

Tudo o que foi produzido está disponível neste perfil no Instagram, construído especialmente para expor o trabalho. Também participou o fotógrafo e pedagogo Antonio Dourado, que esteve na última edição de BaixadaZine. A lista ainda inclui Jorge Ferreira, Janine Miranda, Sil Matus, Isabella Tavares, Guilherme Chaves, Cátia Gomes, Danilo Sérgio e Eduardo Reis.

Créditos

Imagem e decupagem: Janaina Tavares

Imagem e edição: Janine Miranda


Índice – Edição VII

2. Poesia: “À beira do Sarapuí”, de Rennan Cantuária

3. Reportagem: Muito além da Supervia

4. Reportagem: Rodovias sob nova direção

5. Poesia: “Violência contra mulher”, de Kaká Freitas

6. Galeria: Beto Teixeira – desenho e assemblagem

7. Reportagem: Outros olhares para a cidade

8. Poesia: “Porções”, de Marlos Degani

9. Reportagem: Gramacho: a cidade do lixo parada no tempo a 30 km da praia de Copacabana

10. Galeria: Janaina Tavares – fotografia

11. Conto: “Metalinguagem”, de Gabriel Fontoura

12. Expediente

Navegue pela revista por meio das páginas abaixo ☟

Páginas: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12


%d blogueiros gostam disto: